Nuno Margarido
Nuno Margarido
02 Dez, 2016 - 09:39

Malware para Android atacou mais de um milhão de contas Google

Nuno Margarido

Foi descoberto um novo malware para Android que já abriu brechas de segurança em mais de 1 milhão de contas Google.

Malware para Android atacou mais de um milhão de contas Google

Mais de um milhão de contas Google foram atacadas por um novo malware para Android. A nova ameaça, chamada Gooligan, foi descoberta por uma equipa de investigadores de segurança que revelou que vários endereços de e-mail e palavras-passe caíram nas mãos dos hackers.

Um número que tem vindo a aumentar dia após dia, uma vez que, diariamente, são revelados 13 mil novos dispositivos infetados.

Este novo malware para Android permitiu que os cibercriminosos tivessem acesso a informações e documentos contidos nas contas de Gmail, Google Photos, Google Docs, Google Play, Google Drive e G Suite de mais de um milhão de utilizadores.

Jelly Bean, KitKat e Lollipop são os sistemas operativos prediletos deste novo malware para Android, uma vez  que representam 74% de todos os dispositivos infetados.

“Este roubo de dados de mais de um milhão de contas Google é extremamente alarmante e representa uma nova era do cibercrime. Estamos a observar uma mudança na estratégia dos hackers, que agora têm cada vez mais como alvo preferencial os dispositivos móveis, com o intuito de roubar informações sensíveis que neles estão armazenadas”, revelou Michael Shaulov, responsável por soluções de segurança móvel da Check Point.

A Check Point disponibilizou, de forma gratuita, uma ferramenta online que permite verificar se as suas contas do Google foram ou não afetadas. Faça aqui o teste.

“Se a sua conta foi atacada, é aconselhável que reinstale o sistema operativo do seu dispositivo. Este processo complexo chama-se flashing e, por isso, recomendamos que comece por desligar o dispositivo e levá-lo a um técnico certificado para proceder a esta operação”, aconselhou Shaulov.


Veja também: