PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Afinal a manteiga faz bem ou mal?

Adora manteiga? Um novo estudo procurou a relação entre o consumo desta gordura com o risco de doença cardiovascular, diabetes e mortalidade. As notícias são boas!

Afinal a manteiga faz bem ou mal?
Pelos vistos é neutra, diz novo estudo

Nas torradas, nos doces ou até naqueles legumes salteados que tão bem nos sabem. A manteiga parece ir bem com qualquer coisa, mas a mensagem passada é que o seu uso deve ser doseado e até evitado quer para não engordar, quer para não ter problemas de saúde. Será que a manteiga é assim tão má?

Um grupo de investigadores analisou os resultados de nove estudos que, no total, abrangeram mais de 630 mil pessoas de 15 países. O objetivo era relacionar o consumo de manteiga com vários problemas de saúde. Conclusão? Ingerir manteiga não mudou de forma significativa a incidência de problemas cardiovasculares, doença cardíaca ou enfarte.

Mas o estudo conclui que há uma pequena ligação entre o consumo desta gordura e a mortalidade. Consumir uma colher de manteiga por dia aumenta em 1% o risco de morte. Mas por outro lado, ingerir a mesma quantidade diária parece diminuir, em 4%, o risco de desenvolver diabetes.  

Ou seja, a manteiga não é nem boa nem má. Não é um alimento saudável, que devamos consumir com frequência nem em doses exageradas e sempre que possível deve ser substituída por gorduras mais vegetais. Mas também não é algo que precise de evitar a todo o custo, conclui o estudo publicado no jornal científico Plos One.  

Veja também: