Filomena Morais
Filomena Morais
28 Ago, 2016 - 09:05

Mar do Algarve com a água mais quente dos últimos 35 anos

Filomena Morais

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez saber que a água do mar no Algarve está mais quente, chegando a atingir os 26ºC.

Mar do Algarve com a água mais quente dos últimos 35 anos

Os veraneantes do Algarve já se aperceberam e têm até falado nisso nas redes sociais: o mar do Algarve tem registando temperaturas superiores às habituais. Este facto é confirmado pelo IPMA que acrescenta que, em 35 anos, a temperatura da água não tinha registado valores tão elevados.


Água mais quente no mar do Algarve e mais fria a norte

O mês de julho na costa algarvia já registou valores que anunciavam uma tendência de subida, que se confirmou durante o mês de agosto. De 19 a 26 de julho o instituto registou temperaturas de 24ºC no sotavento algarvio. Em agosto, os valores estiveram entre os 22ºC e os 26ºC na zona de Faro, superiores aos 19ºC a 23ºC registados na mesma zona na primeira quinzena de junho.

O IPMA informou ainda que estes valores da temperatura da água do mar são superiores ao registados no ano passado na costa do Algarve, sendo que nesse período, o valor mais elevado foi notado nas águas do mar junto a Vila Real de Santo António e foi de 23ºC.

Este aumento da temperatura da água do mar estendeu-se mesmo até à zona a sul da península de Setúbal, onde a água chegou mesmo a registar valores de 23ºC. Pelo contrário, no norte do país a água continua fria, com valores de 15ºC – o que significa que tem estado até mais fria do que habitualmente. Na zona centro, os valores têm estado na ordem dos 19ºC.

Segundo o IPMA, estas temperaturas mais quentes da água do mar devem-se a ventos e correntes marítimas que chegam do sul, nomeadamente do estreito de Gibraltar. O levante neste estreito tem sido persistente e fez com que as correntes tenham trazido águas mais quentes do mar Mediterrâneo para o oceano Atlântico.

Veja também: