Filomena Morais
Filomena Morais
13 Set, 2016 - 08:17

Marginal do Estoril é a melhor estrada costeira da Europa

Filomena Morais

A marginal do Estoril foi distinguida com o 1º lugar na categoria melhor estrada costeira, mas também com o 2º lugar na categoria melhor estrada estival.

Marginal do Estoril é a melhor estrada costeira da Europa

A marginal do Estoril reúne todo os pontos fundamentais para ser considerada a melhor estrada costeira da Europa: paisagem fantástica, vistas prontas a fotografar, bom piso, curvas suaves e pontos de paragem regulares.


Marginal do Estoril: uma das melhores estradas de verão

A Tom Tom patrocinou um estudo, desenvolvido pelo psicólogo David Holmes, que procurou reunir quais os factores que os condutores consideram fundamentais para um bom percurso para desfrutar durante o verão. Assim, aspetos como o tipo de estrada, a inclinação e obliquidade, o volume de tráfego, os pontos de paragem, o isolamento da estrada, foram analisados e a marginal do Estoril ficou em 2º lugar, atrás da Estrada do Atlântico na Noruega.


As melhores estadas estivais da Europa

  • Estrada do Atlântico – Noruega
  • Marginal do Estoril – Portugal
  • Lago de Como – Itália
  • Peloponeso – Grécia
  • North Coast 500 – Escócia

Porém, a Tom Tom subdividiu os resultados obtidos em tipologias mais específicas de viagem e decidiu eleger as melhores estradas: costeiras, de floresta, de montanha, mais épicas e melhores viagens históricas. Portugal aparece apenas na lista das melhores estradas costeiras, com o 1º lugar.


As melhores estradas costeiras da Europa

  1. Marginal do Estoril – Portugal
  2. Costa Amalfitana – Itália
  3. Estrada Costeira de Darry a Belfast – Irlanda do Norte
  4. Costa Brava – Espanha
  5. Costa da Dalmácia – Croácia

Esta não é a primeira vez que o nosso país aparece em destaque neste tipo de eleição. Já em 2015, o percurso com 93 curvas com vista para o Douro da EN222 entre Peso da Régua e Pinhão tinha sido considerado a melhor estrada do mundo, num estudo levado a cabo pela Universidade de Warvick, no Reino Unido.

Veja também: