Afinal a massa ajuda a emagrecer

Um estudo realizado por um instituto italiano concluiu: a massa não engorda e pode até ajudar nas dietas para a perda de peso.

Afinal a massa ajuda a emagrecer
Conclusão de um estudo italiano

O Instituto Neuromed de Pozzilli levou a cabo um estudo conduzido por diversos investigadores que chegaram à conclusão de que não há uma relação direta entre comer massa e ganhar peso.


Massa pode ser um forte aliado na sua dieta

Os investigadores italianos analisaram os consumos de pasta - a massa tão tradicional para os italianos - e concluíram que as pessoas que consomem massa com moderação, mas regularmente, apresentam um perímetro abdominal inferior.

O estudo foi feito com a participação de 23 mil pessoas que comeram massa de forma regular, e em quantidades ajustadas às necessidades de cada indivíduo. Os resultados eliminaram a tradicional associação do consumo deste alimento ao aumento de peso.

Assim, este estudo vem mostrar que a massa, aliada a uma dieta mediterrânica (rica em vegetais, azeite, peixe e tomate), pode promover um Índice de Massa Corporal (IMC) mais saudável.

Nas palavras de Georges Pounis, um dos principais investigadores deste estudo conduzido pelo Neuromed, “Os nossos dados mostram que desfrutar de massa de acordo com as necessidades dos indivíduos contribui para um índice de massa corporal saudável, menor circunferência da cintura e melhor relação cintura-quadril”.

O estudo foi publicado na revista Nutrition & Diabetes e vai ao encontro do que ja havia sido defendido por outras investigações gregas e americanas: a massa pode mesmo ter uma papel positivo nas dietas para a perda de peso.

Veja também: