MB Dox: Maior comodidade para pagar e receber facturas no homebanking

O novo serviço de homebanking - MB Dox, disponível a partir da próxima segunda-feira para empresas e particulares permite guardar facturas e agendar pagamentos.

MB Dox: Maior comodidade para pagar e receber facturas no homebanking

O Multibanco já veio revolucionar a vida de muita gente e agora ainda mais quando podemos fazer quase tudo a partir de casa.


A partir da próxima segunda-feira, a Sociedade Interbancária de Serviços(SIBS) terá um novo serviço de homebanking, denominado, MB Dox que permite agendar pagamentos de facturas de diferentes emissores, receber e armazenar essas facturas e fazer o respectivo pagamento.


Numa primeira fase, apenas poderão aderir os clientes da CGD e do Millennium BCP para facturas emitidas pela PT, Meo, Vodafone e Gascan. Este novo serviço é gratuito na adesão e pagamento de contas e pretende-se com este serviço que haja uma maior adesão à factura electrónica que ainda é muito reduzida em Portugal, e assim baixar os custos das empresas, além de ser uma atitude que protege o meio ambiente.


No caso dos particulares, para aderir, é necessário aceder ao homebanking e escolher a opção MB Dox, seguir as instruções e o serviço fica, de imediato, activo.


No caso das empresas deverão contactar o seu banco ou até mesmo a SIBS para terem acesso a toda a informação necessária e então começarem a enviar as suas facturas em formato electrónico.


Com este novo serviço existe a possibilidade de visualizar as facturas recebidas, as que estão para pagamento e as já regularizadas ou fora da data limite de pagamento. É ainda possivel, marcar uma factura como paga no caso de já ter sido liquidada através de um outro meio de pagamento. Além disso, o MB Dox permite armazenar as facturas num meio seguro e está já programado para armazenar as facturas por um período de 10 anos, tal como estipulado legalmente; e sempre que necessário podem ser impressas.


O MB Dox chega numa altura que comemoram-se os 25 anos da Rede de Caixa Automático Multibanco e conta já com 5 empresas aderentes: 2 bancos - CGD e Millennium BCP; e 3 entidades emissoras: Vodafone, PT e MEO, e Gascan.


Numa fase ainda de adesão estão os bancos BPI e BES, sendo que quando estiver operacional nos quatro bancos, este novo serviço vai englobar 1,5 milhões de utilizadores do serviço de homebanking. O pretendido é numa fase incial fazer com que os principais emissores de facturas adiram a esta iniciativa, mas se o MB Dox for mesmo um sucesso, conta-se também com a adesão dos pequenos emissores, como o condomínio, o ginásio, etc..


Trata-se um serviço inovador, prático e ecológico, uma vez que é uma forma de organização prática das facturas, além da comodidade no pagamento. Além disso, é impressionante como podemos contribuir para a preservação do meio ambiente, mais concretamente, porque se trata de um serviço que vai permitir poupar cerca de 40 mil árvores necessárias para as facturas em papel.



Veja também: Homebanking - o banco à distância de um clique