Filomena Morais
Filomena Morais
29 Mai, 2016 - 08:01

Menos sal e açúcar nas máquinas de vending

Filomena Morais

Máquinas de dispensa automática vão passar a ter menos alimentos com excesso de sal e açúcar.

Menos sal e açúcar nas máquinas de vending

O ministro da saúde informou recentemente, em Assembleia da República, que os alimentos com demasiado sal e açúcar passarão a estar proibidos nas máquinas de vending instaladas em estabelecimentos do Seerviço Nacional de Saúde. A iniciativa legislativa que porá esta medida em prática avançará em breve, revelou o ministro.


Ministro quer banir alimentos prejudiciais das máquinas de vending

Adalberto Campos Fernandes, ouvido na comissão parlamentar de saúde, defendeu que o SNS deve dar o exemplo daquilo que são as boas práticas em termos de saúde alimentar.

Assim, estão ainda em estudo os alimentos que devem ser retirados dessa máquinas. A lista onde já constam todos os alimentos que tenham teores elevados de açúcar e sal não está fechada, mas deve incluir todos os que sejam, pela sua composição, prejudiciais à saúde.

Esta medida poderá vir a ser replicada noutros locais onde existam máquinas de vending em funcionamento.

O ministro falou também acerca da falta de vagas para os médicos que querem fazer a especialidade. Este ano, pela primeira vez, 114 médicas não tiveram acesso ao internato. A Ordem e associações de estudantes alertaram para o possível drama que se vai repetir em junho, uma vez que não voltará a haver vagas suficientes para todos os candidatos, estimando em cerca de 400 os que ficarão sem poder aceder à especialidade.

Veja também: