Este fim de semana há mercado à Moda Antiga em Oliveira de Azeméis

Juntar um dos maiores eventos da cidade, o Mercado à Moda Antiga, à apresentação de uma nova confraria é juntar o útil ao agradável.

Este fim de semana há mercado à Moda Antiga em Oliveira de Azeméis
Muitas novidades e uma nova confraria

A CASAZ será apresentada durante o XXI Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis, um evento de grandes dimensões que chama muitos curiosos e visitantes assíduos.

CASAZ leva chefs de renome a Oliveira de Azeméis

A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis tem um objetivo muito bem definido de proteger e promover os sabores da região, dos quais fazem parte uma grande cultura de arroz e também de pão de Ul, cerveja artesanal e até as Papas de São Miguel, por exemplo.

Mas a apresentação da mais recente confraria do Norte não se fica por aí. Ao aliar-se ao Mercado à Moda Antiga, a confraria traz consigo sessões de show cooking com o chef Luís Lavrador (no sábado, 20), conhecido por ser o responsável pela alimentação da Selecção Nacional de Futebol, e ainda outra sessão no domingo (21) com o chef argentino e figura frequente de programas de televisão, Chakall.

chakall

A CASAZ

A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis foi fundada em Dezembro de 2016 mas só agora é apresentada em força ao público. Para quem não conhece a ligação da terra ao arroz, é importante perceber que é em Oliveira de Azeméis que é tratado 70% do arroz consumido no país.

mercado a moda antiga

O Mercado à Moda Antiga

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis teve a sua primeira edição em 1997 e desde então passou de ocupar apenas o jardim municipal para ocupar a maioria do centro da cidade. Durante um fim-de-semana os figurantes vestem-se a rigor e as associações que se juntam para celebrar as tradições cumprem as regras à risca – há escolas, bandas de música, associações de pais e até artesanato.

Não há plásticos, talheres nem guardanapos (vá, podem dar-lhe uns papeis para limpar as mãos, mas nada de muito evoluído). O sucesso é tanto que nos últimos anos tem contado com a participação dos programas da tarde da RTP.

mercado a moda antiga 2

mercado moda antiga 4Fonte: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Kim Ramalho

Veja também: