Filomena Morais
Filomena Morais
15 Set, 2017 - 05:13

Mercado Beira-Rio de volta à Marginal de Gaia

Filomena Morais

Depois de um intensivo processo de reabilitação, abriu portas o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia.

Mercado Beira-Rio de volta à Marginal de Gaia

O Mercado Beira-Rio é um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos.

Frescos e gastronomia: o regresso do mercado de Gaia

O projeto do Mercado Beira-Rio, gerido a partir de agora pela Fachada Oceânica, pela Legível Puzzle e pela Jocalu Higiene Industrial, é o resultado de uma concessão de exploração concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.

Este novo foco de atração para comunidade local, mas também para todos os turistas que se passeiam pelas margens do Douro, dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais, sendo que 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. Espera-se que o projeto gere cerca de100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de aproximadamente 3,5 milhões de euros.

placeholder-1x1

O grande objetivo é manter viva a tradição dos mercados portugueses, pelo que o Mercado Beira-Rio aposta num conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a venda de produtos frescos mais tradicional. Neste sentido, todas as bancas de frutas, legumes e carnes, que se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados.

Os antigos inquilinos passam agora a ter nomes conhecidos da cidade como vizinhos. São novos espaços que disponibilizam uma oferta variada de petiscos portugueses, sushi, leitão, hambúrgueres, bacalhau, comida vegetariana, queijos e enchidos certificados, vinhos ou doces.

placeholder-1x1

O Mercado Beira-Rio tem também como ambição destacar-se como um local de eleição para a realização de eventos culturais. Entre música ao vivo, exposições, recitais de poesia e eventos sazonais, o calendário cultural será dinâmico e aberto à cidade. O espaço dispõe de 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada e funcionará com horários alargados durante todo o ano.

A inauguração oficial do Mercado Beira-Rio, marcada para dia 13 de setembro pelas 9h30, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

INFO E CONTACTOS

Onde? Avenida Ramos Pinto/Largo Sampaio Bruno Vila Nova de Gaia. Ver mapa

Facebook: facebook.com/mercadobeirariogaia
Veja também: