AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Mercado de trabalho recupera em 2016

2016 trará boas notícias no setor do emprego. As empresas estão cheias de vontade de contratar, principalmente nos sectores da indústria e tecnologia.

Mercado de trabalho recupera em 2016
Empresas vão voltar a contratar no próximo ano
  • A economia começa a dar sinais de retoma.

Ainda não se faz a festa nem se lançam foguetes, mas já se avizinham tempos melhores para os portugueses no próximo ano. Com a economia a dar lentos sinais de retoma, sabe-se agora que as recrutadoras especialistas têm vindo a apontar o próximo ano como o ano de recuperação para o mercado de trabalho. Os setores que mais poderão beneficiar desta tendência positiva, são a indústria e a tecnologia. 

Depois do abalo que a Troika deixou em Portugal, é tempo de arregaçar as mangas e começar a reconstruir a pouco e pouco. É o que estão a fazer as empresas que prometem começar a contratar mais em 2016. À partida, três em cada quatro empresas querem mesmo angariar novos colaboradores já no próximo ano. 

Segundo as recrutadoras, o principal desafio que está em cima da mesa é o de reforçar as equipas que com a crise foram reduzidas aos mínimos e estão em esforço há muito tempo. Daí que os setores mais afetados sejam precisamente o da indústria e o da tecnologia. 
 

Quais as áreas com mais vagas em 2016?

Na indústria, as empresas revelam que precisam de profissionais “responsáveis por manutenção, produção e logística”. Já na tecnologia, sabe-se que “as profissões mais procuradas estão relacionadas com tecnologias de informação, como por exemplo programadores de Java e .Net, administradores de sistemas ou big data, gestão de negócios online e apoio técnico”.

 

Mais emprego e aumentos?

Para além de se prever a criação de mais emprego em 2016, há a probabilidade de existirem alguns aumentos salariais, cerca de 1,3 por cento, o que contrasta com a média europeia que anda nos 2,8 por cento.

Entretanto, enquanto 2016 não chega, saiba que o setor que está no topo da lista dos que pagam melhor é o setor da energia!


Veja também: