Mercedes, Audi e BMW querem partilhar dados de trânsito

A Mercedes, a Audi e a BMW pretendem colocar os seus veículos a partilhar dados de trânsito.

Mercedes, Audi e BMW querem partilhar dados de trânsito
Uma rede de veículos conectados.

A tecnologia alemã pretende continuar a inovar no setor automóvel e as mais recentes notícias afirmam que a Mercedes, a Audi e a BMW pretendem colocar os seus veículos a partilhar dados de trânsito. Como? Através da partilha de alguns dados com a Here, uma empresa de mapeamento e navegação rodoviária adquirida pelas três fabricantes em 2015. Poderá estar para breve a tão ansiada rede de veículos conectados.

Segundo o site Autocar, este acordo vai permitir que todos os veículos das marcas alemãs comuniquem entre si. Ou seja, se um veículo da BMW encontrar algo de relevante na via onde circula, os modelos da Audi e da Mercedes receberão essa informação. Sabe-se ainda que esta partilha de dados de trânsito poderá, no futuro, estender-se a outras marcas automóveis.

"Estamos perto de demonstrar, pela primeira vez, que a partir das informações recolhidas por um único veículo o impacto em termos de segurança e eficiência poderá ser assinalável", afirmou o responsável pela área de marketing da condução conectada da Here, Alex Mangan.

"Queremos que este sistema seja o mais eficiente possível e, para isso, as marcas precisarão umas das outras. Se todos trabalharmos em conjunto será possível, daqui a pouco tempo, termos um automóvel da Toyota a receber informação recolhida por um automóvel da Jaguar Land Rover", concluiu.


Veja também: