9º Mostra de Doçaria Conventual chega a Tomar

Tomar recebe a 9ª edição da mostra de doçaria local e conventual ao longo do mês de abril. Saiba tudo sobre o evento aqui.

9º Mostra de Doçaria Conventual chega a Tomar
Abril mais doce no “De Tomar e dos conventos”

Fonte da imagem: Docesregionais.com

Durante um mês inteiro, na Mostra de doçaria conventual, Tomar dá a provar cerca de três dezenas de especialidades, naquele que é o certame mais doce da cidade templária.

A mostra “De Tomar e dos Conventos”, que se realiza pelo 9.º ano consecutivo, é uma iniciativa do Município de Tomar, em parceria com as pastelarias locais, que acontece de 1 a 30 de abril.

De Tomar e dos Conventos: de 1 a 30 de abril

A doçaria tomarense é rica e apetecível, nascida nas cozinhas conventuais e preservada nos saberes (e sabores!) locais, ao longo de séculos, tal é o seu valor e singularidade. Em Tomar, é possível recuar no tempo, graças às pastelarias que mantêm os doces tradicionais.

Para alegria e prazer dos gulosos, abril é o mês da mostra de doçaria “De Tomar e dos Conventos”. Num périplo por 19 pastelarias da cidade, é possível provar cerca de 30 doces que são verdadeiras tentações.

Só aqui é possível pedir, numa confeitaria, um Beija-me Depressa, sem que alguém fique ruborizado. As gentes de Tomar criaram sedutores beijos feitos do mais saboroso doce de ovos, envolto em açúcar de pasteleiro.

À espera dos visitantes estão também as originais Fatias de Tomar que, diz a lenda, eram a sobremesa preferida dos frades do Convento de Cristo. Este doce de ovos e açúcar é cozido numa panela especial, inventada e fabricada apenas na cidade do rio Nabão, o que torna as Fatias de Tomar únicas.

A 9.ª edição desta mostra estende-se a muitas mais formas e sabores, como as castanhas de ovos, os queijinhos doces, as cornucópias, as tigeladas, as primorosas, os bolos de cama, as queijadas de gila, as espadas de D. Gualdim, entre outros.

A 22 de abril, a mostra de doçaria sai para a rua. No “Doce Passeio Doce” as pastelarias da cidade expõem e vendem as suas especialidades na Praça da República, das 15h às 18h.

Saiba todos os pormenores sobre o certame no site da Câmara Municipal de Tomar.

Veja também: