Clara Henriques
Clara Henriques
14 Fev, 2016 - 09:00

Sabia que as mulheres melhoram a rentabilidade das empresas?

Clara Henriques

Quando casamos mulheres e liderança a rentabilidade pode dar excelentes frutos! Saiba porquê.

Sabia que as mulheres melhoram a rentabilidade das empresas?

Enriqueça o seu CV com um Curso de Inglês: 20 Aulas GrátisNão é novo que as mulheres são, por norma, excelentes profissionais e dedicadas a tudo aquilo com o qual se comprometem. Há ainda quem diga que a capacidade das mulheres em resolver vários problemas ao mesmo tempo é muito superior à dos homens. Neste périplo, o novo relatório publicado pelo Peterson Institude vem revelar que o “domínio feminino das posições hierárquicas” está relacionado com “o sucesso de companhias cotadas em bolsa”.

Quer isto dizer que as mulheres são importantes para as empresas mas não só. Onde elas se tornam ainda mais importantes é em cargos de liderança, ajudando efetivamente as empresas a aumentar e potenciar a sua rentabilidade.

Este estudo, intitulado “Is Gender Diversity Profitable? Evidence from a Global Survey” analisou quase 22 mil empresas em 91 países, concluindo que apesar de existir ainda uma grande desigualdade entre géneros nas principais empresas, “as mulheres são geralmente decisivas para conseguirem lucros mais altos”.

Os cargos ocupados pelas mulheres onde isto mais se nota são essencialmente cargos como a presidência executiva, as direções financeiras ou ainda as direções de operações.

Num mundo ainda com um sentido machista apurado e com fortes desigualdades de género, é caso para perguntar: e se as mulheres ocupassem, efetivamente, mais posições de liderança?

placeholder-1x1

As melhores dicas para subir na carreira com a Newsletter do E-Konomista
Veja também: