Nuno Margarido
Nuno Margarido
04 Nov, 2016 - 09:40

Mulheres trabalham mais 61 dias por ano sem remuneração

Nuno Margarido

Estudo concluiu que as mulheres trabalham mais 61 dias por ano sem remuneração.

Mulheres trabalham mais 61 dias por ano sem remuneração

Um estudo conduzido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) concluiu que o salário médio, por hora, das mulheres na Europa é 16,7% mais baixo do que o dos homens. Ou seja, é possível perceber que as mulheres trabalham mais 61 dias por ano sem remuneração.

“Seria como se a partir de 01 de novembro as mulheres deixassem de ser remuneradas pelo seu trabalho, enquanto os homens continuavam a receber o seu salário até ao final do ano”, refletiu a CITE.

A CITE advertiu ainda que “ao ritmo atual, as disparidades salariais entre homens e mulheres estão a diminuir tão lentamente que até 2086 as mulheres não auferirão o mesmo que os homens”. Ou seja, daqui a 70 anos poderemos continuar a ter um cenário em que as mulheres trabalham mais dias por ano sem remuneração.

“Se o homem médio europeu deixasse de trabalhar, hoje, continuaria a receber tanto quanto uma mulher média europeia que continuasse a trabalhar até 31 de dezembro. Isso não é justo, não é sustentável e é francamente inaceitável. Os empregadores europeus devem deixar de veicular a mensagem de que, por ano, as mulheres valem dois meses menos a pagar do que os homens. Os homens e as mulheres são iguais na União Europeia, sendo este um dos nossos valores fundamentais. Mas no nosso mercado de trabalho, mesmo em 2016, isso ainda não é uma realidade”. E é no sentido de eliminar as disparidades salariais entre homens e mulheres que a CITE continua a trabalhar.


Veja também: