Negócios rentáveis: a febre do arrendamento temporário

Os negócios rentáveis surgem também em épocas de crise. Para isso basta perceber como se pode investir ou rentabilizar o que se tem. O arrendamento temporário é um dos bons negócios rentáveis 

 

Negócios rentáveis: a febre do arrendamento temporário
Alugue a sua casa ou invista num imóvel para alugar temporariamente

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

Costuma-se dizer que em tempos de crise quem tem olho é Rei e a verdade é que é nestas alturas que se podem encontrar grandes oportunidades. Em matéria de negócios rentáveis, a grande surpresa deste verão recai sobre o negócio de aluguer temporário de casas particulares a turistas.

 

Aluguer temporário de casas particulares a turistas

 

O conceito é simples: se vai de férias e deixa a sua casa vazia, porque não prepará-la para receber uma família estrangeira interessada em passar férias em Portugal? Quem tem uma casa central, bem equipada e apetecível, pode agora entrar no mercado dos negócios rentáveis sem precisar de criar uma empresa ou investir muito para lucrar. 

 

Existem já inúmeros sítios na internet onde este tipo de negócios rentáveis relacionados com o aluguer temporário está a ser explorado. Homelidays ou Airbnbn são para já os sites mais conhecidos e utilizados em Portugal.

 

Reabilitar para alugar

 

A possibilidade de alugarmos a nossa própria casa a turistas, permite-nos rentabilizar o imóvel e fazer algum dinheiro extra que poderá servir para inúmeras coisas. No entanto, a verdade é que em matéria de negócios rentáveis, este conceito tem vindo a crescer a olhos vistos em Portugal. Existem já muitos investidores que estão a adquirir casas a preços competitivos para as reabilitarem e colocarem no mercado do arrendamento temporário. 

 

Segundo os players de mercado neste tipo de negócios rentáveis, os valores por semana para o aluguer de um T1, podem chegar aos 400€. Por dia e em zonas nobres das cidades de Lisboa ou do Porto, chegam a praticar-se preços de 80€. Para os turistas, alugar uma casa por estes valores, seja para casal, família ou amigos, é sempre mais rentável do que optar por um hotel.

Mas atenção, quem pensar em entrar no mundo dos negócios rentáveis e quiser apostar no mercado de arrendamento temporário, deverá ter em conta que o negócio terá de ser muito bem estruturado desde a fase inicial (escolha do imóvel, localização, reabilitação), até à fase de divulgação e gestão de todo o processo. 

 

Quais as vantagens para o proprietário?

 

Este tipo de arrendamento permite obter um rendimento extra que poderá servir para diversos fins, consoante a forma como se encara este conceito de negócio. Os proprietários poderão financiar os empréstimos bancários, suportar as despesas extras dos condomínios, IMI, fazer melhorias no imóvel ou investir num novo imóvel com a mesma finalidade.