Ekonomista
Ekonomista
10 Abr, 2017 - 09:30

Proteja-se: níveis elevados de exposição à radiação UV

Ekonomista

Quatro regiões da Madeira e do continente apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto o resto do país está com níveis ‘elevados’.

Proteja-se: níveis elevados de exposição à radiação UV

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as regiões do Porto Santo (Madeira), Vila Real, Bragança e Guarda estão em risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação UV.

As regiões de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja, Faro, Funchal (Madeira), Horta (ilha do Faial, Açores) apresentam risco ‘elevado’.

A exceção vai para Ponta Delgada (ilha de S. Miguel), Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Santa Cruz das Flores (ilha das Flores), nos Açores com risco ‘moderado’.

Para as regiões com risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘moderado’), 6 a 7 (‘elevado’), 8 a 10 (‘muito elevado’) e superior a 11 (‘extremo’).

O tempo para hoje

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira a sul do Cabo Espichel até meio da tarde.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas das regiões Centro e Sul, em especial até ao final da manhã, e no Algarve. A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros a partir do início da manhã e vento fraco a moderado predominando de sudoeste, soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental (Flores e corvo) períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento norte muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora, tornando-se fresco.

No grupo central (Pico, Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, chuva e aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento norte forte a muito forte com rajadas da ordem 110 quilómetros por hora durante a madrugada, rodando para nordeste e tornando-se moderado.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se céu muito nublado, com abertas a partir da manhã, chuva durante a madrugada, passando a aguaceiros, possibilidade de trovoadas e vento noroeste moderado a fresco com rajadas até 50 quilómetros por hora rodando para nordeste e tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 27 graus Celsius, no Porto entre 15 e 26, em Braga entre 08 e 30, em Viana do Castelo entre 11 e 29, em Viseu entre 14 e 27, em Vila Real entre 11 e 28, em Bragança entre 09 e 27, na Guarda entre 12 e 22, em Coimbra entre 12 e 29, em Castelo Branco entre 12 e 27, em Leiria entre 11 e 29, em Portalegre entre 15 e 26, em Évora entre 10 e 28, em Beja entre 11 e 27, em Santarém entre 12 e 31 e em Faro entre 14 e 24.

Veja também: