Lourenço Lopes
Lourenço Lopes
15 Jul, 2016 - 10:45

Nova versão do Skype chega ao Linux

Lourenço Lopes

Nova versão do Skype para Linux aproxima-se das versões já existentes nos restantes sistemas operativos.

Nova versão do Skype chega ao Linux

Depois de muito tempo de espera, a Microsoft disponibilizou novas versões do Skype para os utilizadores do Linux. Agora, todos aqueles que usem as versões atualizadas, têm a possibilidade de efetuar chamadas de voz, videochamadas e enviar mensagens com o Skype numa plataforma completamente nova. 

Estas plataformas têm agora no seu arsenal recursos parecidos aos já existentes em versões anteriores de outros interfaces, nomeadamente, novos emoticons e um dispositivo de partilha de arquivos, conseguindo, dessa forma, estar ao mesmo nível das restantes. 

Segundo a Microsoft, a versão alfa para Linux é muito diferente da sua versão antiga, vista por muitos como estando completamente ultrapassada. Ora, esta versão já se pode gabar de incluir a API ORTC, também presente no Microsoft Edge, motor de toda a sua qualidade e sucesso. 

“A nova versão do Skype em versão alfa utiliza a nossa arquitetura da próxima geração de chamadas, podendo chamar os seus amigos e familiares que utilizam as últimas versões do Skype para Windows, macOS, iOS e Android, porém, não é possível realizar ou receber chamadas desde as versões anteriores do Skype para GNU/Linux – 4.3.37”,  afirmou a empresa em comunicado. 


Nova versão também disponível online

A tecnologia ORTC também está presente no site web.skype.com, o que dá a oportunidade aos utilizadores que usam o browser da Google em Linux e aos Chromebooks, de fazer chamadas a partir do sistema operacional do Google sem a necessidade de fazer qualquer download. 

Esta nova aplicação do Skype para o Chrome em Linux também se encontra em fase alfa, o que faz com que o sistema se torne suscetível a determinadas falhas durante a sua utilização. Com a entrada das novas versões Skype para Linux e Android, a Microsoft quer ampliar o seu alcance e transformar o serviço mais popular e universal.  Assim temos mais condições de estar melhor contacto com o resto do mundo.

Veja também: