Nuno Margarido
Nuno Margarido
07 Jun, 2017 - 09:53

Novidades da Apple: novos Macs, iPads, OS e até uma coluna inteligente

Nuno Margarido

Mais um ano, mais um WWDC – o evento que a marca da maçã organiza para programadores. Conheça todas as novidades da Apple para os próximos tempos.

Novidades da Apple: novos Macs, iPads, OS e até uma coluna inteligente

Novos Macs, novos iPads, novas versões de apps, sistemas operativos e até uma coluna inteligente. Conheça todas as novidades da Apple que foram apresentadas durante o WWDC 2017, o evento que a empresa de Cupertino organiza para milhares de programadores (e para o mundo inteiro).

WWDC 2017: todas as novidades da Apple

Apple HomePod

A Apple HomePod foi a “estrela” do evento. Esta coluna inteligente com assistente pessoal possui inúmeras características que a tornam verdadeiramente apetecível. Utiliza inteligência artificial para conhecer a divisão onde se encontra e adaptar a projeção do som da melhor forma possível, executa algumas tarefas simples que a Siri vai oferecendo e ainda permite controlar o resto da casa com alguns comandos de voz.

Uma aposta da marca de Cupertino para fazer frente à Amazon Echo e ao Google Home. A data de lançamento na Europa ainda não foi revelada, mas sabe-se que o preço de venda começará nos 349 dólares americanos.

iOS 11

A versão mais recente do sistema operativo da Apple traz muitas novidades para o iPad sem deixar de lado as necessidades do iPhone. Há novidades, por exemplo, no multitasking com uma nova Dock (ao estilo do macOS) com espaço para mais aplicações e aplicações recomendadas.

Para além disso, o iOS 11 traz imensos “upgrades” em diversas apps: o Maps vai ganhar uma função que permite ao utilizador não ser incomodado enquanto conduz, o Messages está cada vez mais integrado com outras apps, com destaque para o Apple Pay que vai permitir a transferência imediata de fundos para os contactos com apenas uma mensagem de texto.

High Sierra macOS

É a nova versão do sistema operativo da Apple. Chama-se High Sierra e melhora a tecnologia presente no disponível macOS Sierra e acrescentando-lhe capacidades de realidade virtual. O Safari promete ser 80% mais rápido e com algumas funções que irão agradar aos utilizadores.

Um novo iMac

E que melhor forma de receber o novo macOS do que renovando toda a linha de computadores? E criando um verdadeiro “monstro” apetecível em qualquer secretária. O novo iMac Pro é “o mais poderoso de sempre”. A performance da GPU ronda os 22 Teraflops e a Apple afirma que é possível ter três ecrãs 5K ligados em simultâneo. Para além disso, o novo iMac Pro tem suporte para drives até 4TB SSD e até 128 GB de memória ECC.

Um novo iPad Pro

A Apple também anunciou um novo iPad Pro com 10,5 polegadas e uma nova versão do iPad Pro de 12,9 polegadas. E com os novos aparelhos há também um novo chip – o A10X Fusion, com seis núcleos de CPU e doze de GPU, que permitem editar vídeos em 4K e trabalhar com conteúdos 3D. O refresh rate do ecrã passou de 60 Hz para 120 Hz. Dispositivos que já estão disponíveis para compra a partir de 749 euros.

Siri

A Siri também sofreu várias melhorias. Traz vozes mais naturais, traduções de inglês para francês, espanhol, chinês, alemão ou italiano, e inteligência artificial. Capacidades que vão permitir uma maior adaptação da Siri ao próprio utilizador com o objetivo de antecipar todas as necessidades do mesmo.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma área cada vez mais explorada pelas gigantes da tecnologia. Marcas como Facebook e Google começam já a explorar e desenvolver todas as potencialidades desta tecnologia… e com elas, também a Apple. A vontade da marca da maçã passa por dotar iPads e iPhones com capacidades para lidarem com a realidade aumentada.

Amazon Prime Video

O Amazon Prime Video vai estar disponível no tvOS, da Apple TV. Uma das novidades mais simples, mas de um impacto imenso.

Veja também: