Clara Henriques
Clara Henriques
28 Set, 2014 - 08:10

Novo banco prepara plano para pagar dívida do BES

Clara Henriques

O BES continua a dar que falar, desta vez porque os clientes do Novo Banco não estão a conseguir fazer resgates antecipados das suas aplicações do BES.

Novo banco prepara plano para pagar dívida do BES

A notícia foi avançada ontem pelo Diário Económico e traz de novo o tema BES para a ordem do dia. Em comunicado pode ler-se que o Novo Banco está a preparar uma solução para pagar a dívida sénior do Banco Espírito Santo, uma vez que os clientes estão a ter dificuldades em fazer os resgates antecipados das suas aplicações em dívida sénior do BES. 

O Diário Económico avança que “em causa estão obrigações não subordinadas que foram transferidas para o Novo Banco com a resolução do BES e que foram protegidas neste processo, juntamente com os depósitos”. Os títulos de dívida sénior no final de Junho rondavam os 10 milhões de euros, mas não foi possível apurar qual o valor exacto que foi transferido para o Novo Banco. A verdade é que uma das possibilidades para cobrir o reembolso é a conversão das obrigações em depósitos, à semelhança do que está a ser proposto no caso dos títulos de dívida de empresas do Grupo Espírito Santo.

Qualquer que seja a solução, é preciso ter em conta a “protecção dos resultados, rácios de capital e liquidez do Novo Banco”, conclui-se.

Veja também:

Artigos Relacionados