Nuno Margarido
Nuno Margarido
13 Out, 2016 - 10:20

Novo IMI começa nos 250 mil euros

Nuno Margarido

Segundo o Correio da Manhã, que cita uma versão preliminar do Orçamento de Estado, o novo IMI começam nos 250 mil euros.

Novo IMI começa nos 250 mil euros

O novo Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) terá valores diferentes consoante o tipo de proprietários e começa nos 250 mil euros, segundo afirma o Correio da Manhã que cita uma versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2017.

Ou seja, as empresas que não possuam isenção vão ter de pagar o novo IMI a partir dos 250 mil euros de valor patrimonial tributário. Para além destas, os solteiros e as heranças indivisas terão de o pagar a partir dos 500 mil euros e os casados e unidos de facto a partir do valor de um milhão de euros.

De referir que, tal como o Correio da Manhã apontou, esta é apenas uma versão preliminar que pode sofrer algumas alterações. Na mesma pode ler-se que a taxa do novo imposto será apenas de 0,2%, um valor que fica abaixo da taxa mínima de IMI.

Para além disso, sabe-se que os patamares de isenção são variáveis e nas empresas estão previstas várias isenções, nomeadamente na indústria e atividades turística, um universo que poderá ser alargado.


Veja também: