Lisboa vai ter um novo Museu Berardo em 2017

A zona de Alcântara foi a eleita para a instalação do novo Museu Berardo que abrirá portas em 2017.

Lisboa vai ter um novo Museu Berardo em 2017
Art Nouveau, Art Déco abre portas no próximo ano

O novo Museu Berardo contará com a totalidade da sua coleção privada de arte nova e arte déco. O espaço estará localizado na zona de Alcântara e abrirá portas já em 2017. Joe Berardo tem mostrado parte da sua coleção no Centro Cultural de Belém (CCB), há já 9 anos, resultado de um acordo com o Estado que ali instalou o Museu Coleção Berardo.


Novo Museu Berardo já em 2017

O empresário madeirense informou a imprensa de que o projeto está já em fase de obras e que, por isso, deve abrir portas já no próximo ano na Rua 1º de maio, em Alcântara. Porém, ainda não está definida a data para a inauguração do novo espaço cultural da capital.

Joe Berardo informou ainda que o novo museu contará com a totalidade da sua coleção de arte nova e arte déco, pelo que o espaço se deverá chamar, precisamente, Museu Berardo - Art Nouveau, Art Déco.

O novo museu será mais um espaço do conhecido colecionador de arte português a acrescentar, aliás, aos vários que já possui no país: no CCB, na Anadia ou no Bombarral.

O Budha Eden Garden - o jardim com centenas de budas, pagodes, estátuas e outras figuras orientais -  situado no concelho do Bombarral, tem sido um caso de sucesso evidente, com mais de 300 mil visitantes anuais.

Na Anadia, o Underground Museum é um espaço expositivo subterrâneo que exibe arte africana, fósseis, cerâmica das caldas, minerais, azulejos e estanhos ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal, também uma grande atração do enoturismo no nosso país.

O empresário diz que o novo museu vem contribuir para a cultura do país, objetivo que partilha com os restantes espaços culturais que exibem as coleções privadas de Joe Berardo.

Veja também: