Novo regime de gasóleo profissional arranca em postos na fronteira

Já teve início o novo regime do gasóleo profissional. Há 55 postos gasolineiros onde os camiões com mais de 35 toneladas podem abastecer a um custo semelhante ao do país vizinho.

Novo regime de gasóleo profissional arranca em postos na fronteira
O novo gasóleo profissional será vendido em 55 postos em oito concelhos.

O período de teste do novo regime de gasóleo profissional teve início no passado dia 15 de setembro e estende-se até ao final do ano em várias regiões da fronteira – 11 em Bragança, dois em Macedo de Cavaleiros, 12 na Guarda, cinco em Almeida, sete em Estremoz, sete em Elvas, nove em Beja e ainda dois em Serpa.

Este novo regime experimental permite às transportadoras beneficiarem do reembolso de impostos sobre o combustível. Ou seja, contas feitas pagam quase o mesmo que pagariam se abastecessem em Espanha.

O Governo estima que o reembolso às empresas custe ao Estado cerca de 150 milhões de euros por ano, que serão atenuados com o aumento da competitividade dos postos portugueses em relação aos espanhóis, primeira escolha até agora das empresas transportadoras rodoviárias.

As hostilidades foram abertas em Vilar Formoso, com o ministro Adjunto Eduardo Cabrita,  com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches a marcarem presença.


Veja também: