Clara Henriques
Clara Henriques
08 Ago, 2015 - 08:00

Há um novo vírus que pode destruir os computadores Mac

Clara Henriques

Tem um computador Mac e acha que ele é imune a qualquer vírus? Parece que não é bem assim…

Há um novo vírus que pode destruir os computadores Mac

A ideia de que os Macs são indestrutíves e impenetráveis por qualquer tipo de vírus pode não ser bem assim. Segundo notícia avançada, anda por aí um vírus específico só para destruir computadores Mac que, ao que parece, não conseguem estar imunes a esta praga.

O vírus foi criado por dois consultores de segurança e dá pelo nome de “Thunderstrike 2”. Segundo consta, ataca diretamente o hardware dos computadores e está a gerar algum incómodo junto dos utilizadores.

Pode ler-se em notícia que “o vírus informático desenhado por Xeno Kovah e Trammell Hudson explora várias vulnerabilidades que lhe permitem penetrar no firmware do computador — ou seja, na informação programada de origem diretamente no hardware do aparelho — e espalhar-se facilmente por outros MacBooks. Pode até infetar sistemas que nem sequer estejam ligados à internet, nomeadamente através de uma pen USB ou pela porta de rede Ethernet”.

No entanto, parece que este vírus é muito fácil de detetar, mas por outro lado é de difícil remoção. Xeno Kovah revela que “também é muito difícil protegermo-nos contra algo que corre diretamente dentro do firmware”, acrescentando ainda que “para a maioria dos utilizadores, esta é uma situação que implica certamente deitar fora o computador, uma vez que é difícil abrir a máquina e reprogramar eletronicamente o chip”.

O que há a fazer?

Ter alguma esperança, uma vez que a Apple já está a trabalhar arduamente para conseguir reparar as falhas de segurança dos Mac.


Veja também: