Clara Henriques
Clara Henriques
08 Abr, 2016 - 07:45

Saiba o que pode estar escondido no anexo H do IRS

Clara Henriques

Antes de preencher a sua declaração de IRS, leia esta notícia. Vai ser-lhe útil quando chegar ao Anexo H.

Saiba o que pode estar escondido no anexo H do IRS

A altura do ano da entrega de IRS é sempre complicada. Todos os contribuintes têm a sua forma de resolver a situação, mas há sempre imprevistos de última hora. Nada melhor do que se informar a ir acompanhando as notícias que podem ir ajudando a preencher a declaração e a lidar com as novidades de última hora.

Para quem tem de preencher o Anexo H, há uma informação relevante. As despesas de saúde, educação e casa podem estar escondidas neste anexo, mas nós explicamos-lhe como fazer. Segundo notícia avançada, se quer ver os valores pré-preenchidos pelo fisco na sua declaração de IRS, só tem de “responder sim quando lhe perguntam se pretende declarar as despesas de saúde, educação, casa e lares.

Em boa verdade, esta foi a solução encontrada pela Autoridade Tributária e Aduaneira “para as pessoas poderem discordar e alterar no Anexo H algumas das despesas que já tinham sido validadas no E-fatura”.

No entanto, já há reclamações por parte de quem preencheu as declarações de IRS. Este ano, pela primeira vez, todos os valores das despesas de educação, casa ou saúde já foram previamente aprovados, lançados e preenchidos pelo fisco, mas os contribuintes “não os encontram quando abrem o anexo”.

Segundo as indicações dadas pela Autoridade Tributária, “para os verem – e decidirem se concordam com eles ou se preferem alterá-los em conformidade com as faturas que guardaram em casa – terão de procurar no Anexo H o quadro 6C e de responder “sim” à questão que surge no Campo 01”.


Veja também: