Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
16 Jul, 2016 - 09:00

Tem olhos azuis? Conheça as razões

Júlia de Sousa

Segundo um estudo agora divulgado, todas as pessoas com olhos azuis descendem de um único indivíduo que viveu, na região do mar Negro, há cerca de 7000 anos. 
 

Tem olhos azuis? Conheça as razões

Cada ser humano tem características muitos próprias, como a cor dos olhos. Há quem os tenha castanhos, outros verdes e há ainda quem tenha olhos azuis. Até aqui nada de novo. O que também não é novo é que se considere que são características genéticas provenientes da ascendência familiar e é bem verdade. Mas e se lhe dissermos que, no caso das pessoas com olhos azuis, todas elas descendem de um único ser humano? Parece impossível, mas é a conclusão de um estudo agora divulgado.

O que diz o estudo?

De acordo com as conclusões do estudo realizado pelo geneticista Hans Eiberg, do Departamento de Medicina Celular e Molecular da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca. A mudança de cor dos olhos de castanho para azul deveu-se a uma mutação genética. Mais: o investigador diz ainda que esta mutação ocorreu num único ser humano, que viveu na região do mar Negro, há cerca de 7000 anos atrás.

O estudo, que resultou de uma vasta investigação que percorreu vários países como a Turquia, a Jordânia e a Dinamarca, concluiu que a mutação ocorreu no gene OCA2, que está relacionado com a produção de melanina, o pigmento que dá cor aos olhos, cabelos e pele.

Diz o investigador que esta mutação criou “um ‘interruptor’ que, literalmente, ‘desligou’ a capacidade de produzir olhos castanhos”.
Para o geneticista Hans Eiberg, esta nova informação pode explicar a grande concentração de olhos azuis na Europa, principalmente no leste europeu.

Já no caso das pessoas com olhos verdes ou avelãs, acreditam que estas variações ocorreram de forma mais aleatória, não havendo indícios de uma única ocorrência que tenha dado origem a estas mudanças de cor. 

Veja também: