Os ricos estão cada vez mais ricos

Os dados avançados revelam que nas últimas três décadas os mais ricos conseguiram ver crescer as suas fortunas. Dados que fazem questionar a desigualdade social que ainda vivemos.

Os ricos estão cada vez mais ricos
Os mais ricos continuam a aumentar riqueza em Portugal
  • A discrepância social continua a fazer-se sentir em Portugal.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

A notícia pode parecer brincadeira, mas não o é. Numa altura em que o país enfrenta uma grave crise económica e em que as medidas de austeridade continuam a ser anunciadas e implementadas, o peso do rendimento dos 1% mais ricos mais do que duplicou nas últimas três décadas
 

Estudo da OCDE

Estes dados surgem da comparação entre 18 países do “mundo industrializado” e foram publicados num relatório da Organização para a Cooperação e desenvolvimento Económico (OCDE). O período considerado para a análise dos mais ricos foi entre 1981 e 2012.
 
Os resultados só vem confirmar a teoria de que a grave discrepância entre classes sociais continua a fazer-se sentir, mesmo num país pequeno como é Portugal. O aumento da desigualdade é claro, principalmente quando a análise é feita com base no nível relativo dos rendimentos do segmento dos mais ricos.
 

Desigualdades aumentam

Segundo o relatório, “em Portugal, os 1% mais ricos obtinham 4,3% do rendimento em 1981, um dos valores mais baixos entre os países analisados, mas que passou para 9,8% em 2005, o último ano para o qual são conhecidos dados”. Esta subida de 5,5 pontos percentuais neste indicador é a terceira maior entre os países analisados, atrás dos 11,1 pontos registados nos EUA e dos 6,3 pontos do Reino Unido.
 
Veja também: