Filomena Morais
Filomena Morais
04 Abr, 2017 - 09:10

Este é o país mais saudável do mundo

Filomena Morais

A Bloomberg, através do Índice de Saúde Global, deu a conhecer o país mais saudável do mundo: dos 163 países analisados, Itália ficou em primeiro lugar.

Este é o país mais saudável do mundo

A empresa sediada em Nova Iorque procurou saber qual o país mais saudável do mundo. Analisou 163 países relativamente a dados de saúde global e chegou à conclusão de que é em Itália que a população tem uma saúde em geral muito boa, e onde a esperança de vida média é superior a 80 anos.

placeholder-1x1

Itália: o país mais saudável do mundo

Portugal, nos dados obtido pelo Índice de Saúde Global da Bloomberg, ficou em 21º lugar. A dieta mediterrânica está de facto relacionada com estes resultados. O estudo efetuado usou tanto dados da Organização Mundial de Saúde, como da Divisão de População das Nações Unidas e ainda do Banco Mundial.

Os critérios analisados foram, entre outros: esperança média de vida, causas de morte, riscos de saúde, disponibilidade de água portável e saúde mental. A pontuação que poderia atingir um máximo de 100 ordenou os países analisados. Assim, Itália consegui a notável pontuação de 93,11 pontos e, em segundo lugar, aparece a Islândia com 91,21 pontos.

Também na casa dos 90 pontos aparecem a Suíça, Singapura e Austrália, respetivamente nas terceira, quarta e quinta posições. Portugal, como já dissemos, ficou em 21º lugar com uma pontuação de 82,97 pontos.

Embora possamos achar que a dieta italiana é demasiado rica em massas, gorduras, pão e vinho, a verdade é que o estudo revelou que os italianos, além de terem um estilo de vida saudável, têm também uma alimentação bastante rica em vegetais frescos, fruta, carnes magras e peixe. Além disso, a predominância do azeite extra virgem na confeção dos alimentos é também preponderante.

Veja também: