Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
10 Abr, 2014 - 09:07

Parte dos créditos em incumprimento foram regularizados em 2013

Margarida Ferreira

A regularização dos créditos deveu-se essencialmente aos acordos por mútuo acordo. A resolução de situações em incumprimento é uma vantagem para a economia.

Parte dos créditos em incumprimento foram regularizados em 2013

É notícia esta semana que 32% dos créditos em incumprimento foram regularizados em 2013. Mesmo falando em crise, nem tudo são más notícias. 

JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.

O PERSI

Segundo o relatório de supervisão comportamental relativo a 2013, foram iniciados 839.603 Procedimentos Extrajudiciais de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) relativos a contratos de crédito que estavam com prestações em atraso. Do número indicado, a taxa de situações regularizadas é optimista. Houve pelo menos 31,9% dos contratos que viram a luz do dia e a sua situação de incumprimento regularizada.

O relatório anunciado pelo Banco de Portugal avança ainda que “este total representa um conjunto de 718.273 contratos de crédito, sendo que 147.450 se referem a empréstimos para a compra de casa”.

De ressalvar que mais de metade dos contratos a crédito tiveram início no primeiro semestre do ano. Em 42% dos processos de PERSI iniciados, as situações ficaram regularizadas devido ao pagamento dos valores em atraso nomeadamente pela celebração do acordo entre as duas partes envolvidas.

O Banco de Portugal reforça ainda que “foram integrados no PERSI 570.823 contratos. Deste número, 40,2% eram relativos a cartões de crédito, 34% a crédito pessoal e 12,4% a facilidades de descoberto. Também foi na primeira metade do ano que foram incluídos mais processos (69,2% do total)”.

Espera-se que em 2014 este número aumente significativamente.



Veja também: