Penhoras aumentam de dia para dia

A actual situação financeira está de tal forma que como as pessoas não conseguem pagar as suas dívidas vêm os seus bens penhorados, quer automóveis, casas...Em relação às casas em particular, os bancos tentam escoar os imóveis que têm em carteira, através dos habituais leilões e parcerias com imobiliárias.

Penhoras aumentam de dia para dia

Apesar de muitos portugueses culparem os nossos governantes pela crise em que vivemos, outros defendem que a culpa também é de todos nós cidadãos. Isso porque, perante o facilitismo ao consumo existente desde os anos 90 através do fácil acesso ao crédito, fomos ingénuos e quisemos ter um melhor nível de vida e até conseguimos, mas estamos agora a sofrer as consequências.

Antes de baixar os braços e desistir perante desemprego, subida dos juros, endividamento, através de pedido de insolvência, muitas famílias ainda solicitam aconselhamento juridico junto da DECO.

De acordo com dados da DECO - Associação de Defesa do Consumidor, são cerca de 20 pedidos de ajuda por dia, que chegam ou por carta, telefone ou e-mail e até pessoalmente.

Numa situação incontornável, pedir insolvência pode ser uma solução, no entanto, trata-se de um processo judicial bastante complexo e que exige um grande esforço, tendo estes pedidos aumentado de forma galopante.

Quando o devedor não paga as prestações tem que estar preparado para os credores irem garantir o seu capital e o certo é penhorarem os bens, que é o que está a acontecer com o crédito automóvel, já que os automóveis lideraram a lista das penhoras que chegam já a cem por dia.

Mas os automóveis não são os únicos bens a ser penhorados, pois as casas também não ficam atrás e os bancos estão a executar e pretendem escoar o stock de imóveis que têm em carteira e para tal criam campanhas de "saldos" em que oferecem atractivas condições de financiamento, assim como isenção de pagamento de alguns encargos inerentes ao crédito habitação.

Para já os automóveis podem ser executados de forma electrónica. Quando essa via também for possivel para casas, ordenados, contas no banco, então aí as penhoras vão aumentar drasticamente.