Júlia Rocha
Júlia Rocha
21 Mar, 2018 - 16:25

Plataforma de carpooling disponível para a FEUP

Júlia Rocha

A comunidade académica da FEUP pode agora usufruir da plataforma de carpooling Galpshare. Partilhar boleias para a faculdade torna-se, assim, mais fácil.

Plataforma de carpooling disponível para a FEUP

Membros da comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) têm à disposição, desde o dia 8 de março, a plataforma de carpooling Galpshare.

Esta plataforma, promovida pela Galp, pretende incentivar a partilha de viagens entre os seus membros, numa tentativa de contribuir para a diminuição do trânsito na zona da Asprela, na cidade do Porto, onde a faculdade está localizada.

Além da diminuição do tráfego automóvel, o protocolo entre a FEUP e a Galp pretende também alertar para os benefícios económicos, ambientais e sociais do fenómeno do carpooling.

Plataforma de carpooling: como funciona a Galpshare?

placeholder-1x1

Se é membro da comunidade da Faculdade de Engenharia, ao aceder à Galpshare, encontra o GRUPO FEUP. O registo é feito com o e-mail institucional da faculdade. Se por acaso já estiver registado na plataforma com outra conta de e-mail, pode, mesmo assim, solicitar a adesão ao grupo.

É possível pesquisar dentro dos anúncios do grupo, os trajetos que estão disponíveis para carpooling. Para contactar algum anúncio de interesse basta selecionar “partilhar percurso” e enviar uma mensagem ao anunciante. A plataforma promete segurança e privacidade nos contactos e trocas de mensagens, ao incentivar o uso do e-mail institucional para acertar detalhes.

A Galpshare permite também estimar os custos da viagem em termos económicos e ambientais. Pode escolher e consultar “calculadora de custos” ou “calculadora de CO2”. A plataforma de carpooling permite que o utilizador tenha, assim, noção do que está a poupar numa determinada viagem, tanto em dinheiro como em emissões tóxicas.

A parceira entre a FEUP e a Galp pretende diminuir a pegada ecológica, ajudar o ambiente e a carteira dos estudantes, professores e investigadores,. Além disso, quer promover o trânsito sustentável numa área da cidade do Porto predominantemente académica, que é bastante movimentada, ao mesmo tempo que facilita o estacionamento.

A Galp disponibiliza vales de desconto em combustível aos primeiros 250 inscritos. Para usufruir basta perguntar no Infodesk da FEUP e comprovar a inscrição na Galpshare.

Veja também: