Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
25 Out, 2016 - 08:00

Estudo: Pokémon Go originou 100 mil milhões de passos em 3 meses

Júlia de Sousa

Um estudo da Microsoft Research revela que o Pokémon Go pôs os jogadores a andar… e muito.

Estudo: Pokémon Go originou 100 mil milhões de passos em 3 meses

Preparem-se os críticos do jogo Pokémon Go para ficar estarrecidos. Afinal este jogo tem benefícios para a saúde, ou não estivesse a pôr os seus jogadores a andar… e muito.

Segundo um estudo da Microsoft Reseach, estima-se que em apenas três meses, os jogadores de Pokémon Go tenham dado mais de 100 mil milhões de passos (mais concretamente 144 mil milhões de passos).

O estudo realizado por Ryen W. White e Eric Horvitz, da Microsoft, e Tim Althoff, da Universidade de Stanford, monitorizou a atividade física de 32,000 utilizadores durante os tais três meses. A pesquisa foi feita com base numa “combinação de sinais de diversos dados de sensores e registos de motores de busca,” para “quantificar o impacto de Pokémon Go na atividade física”, conforme se pode ler na descrição da pesquisa. Os investigadores identificaram 1420 utilizadores e mediram o efeito geral do jogo, entre julho e agosto, tendo por base a sua utilização da aplicação, pode ler-se ainda no documento.

As conclusões foram claras. Nos utilizadores do jogo analisados verificou-se um aumento significativo da atividade física, principalmente nos que estavam mais envolvidos no jogo. Em média esses jogadores terão acrescentado uma média de 1473 passos à sua rotina habitual (um aumento de cerca de 25% à rotina), diz o estudo.

Com base nesses dados, os investigadores estimaram que, em apenas três meses, os utilizadores dos Estados Unidos terão dado um total de 144 mil milhões de passos.

A investigação reconhece que  há uma dificuldade em manter o interesse na aplicação durante um longo período, mas diz também que caso o Pokémon Go mantenha a sua abrangência atual, os efeitos na saúde e esperança média de vida dos utilizadores podem ter um “um efeito mensurável”.

Recorde-se que nos últimos tempos o Pokémon Go tem tido um grande destaque no mundo das aplicações móveis. A aplicação fatura cerca de 2 milhões de dólares por dia e estima-se que diariamente cerca de 700 mil pessoas façam o download do jogo.

Veja também: