Porta 65: já há data para as próximas candidaturas

A nova fase do Porta 65 está aberta. Conheça os prazos para não perder a oportunidade de conseguir o apoio.

Porta 65: já há data para as próximas candidaturas
Setembro é mês de Porta 65

As candidaturas para a fase de setembro do programa de arrendamento jovem Porta 65 arrancam a 14 de setembro.

Já estão disponíveis para consulta os resultados da candidatura de abril de 2017, designadamente, as candidaturas subsequentes, consecutivas e ininterruptas, as novas candidaturas e não consecutivas.

Candidaturas ao Porta 65 arrancam a 14 de setembro

A partir das 10h do dia 14 de setembro, quinta-feira, arranca o novo período de candidaturas ao Porta 65 que só termina dia 2 de outubro de 2017, segunda-feira, pelas 18h (hora do continente). Apesar das notícias que dão conta do alargamento da idade para beneficiar deste apoio, esta fase de candidaturas ainda se insere nas regras em vigor, por isso, se tem entre 18 e 30 anos, não perca a oportunidade de se candidatar para beneficiar deste programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem.

Como candidatar-se ao Porta 65?

Apenas jovens, em coabitação ou não, com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos, podem candidatar-se a este apoio. A candidatura ao Porta 65 é feita online, exclusivamente no Portal da Habitação. Vai precisar do seu número de identificação fiscal e da senha de acesso que deve obter, previamente, no Portal das Finanças.

Porta 65 até aos 35 anos?

Desde 2016 que é anunciada a possibilidade de alargar o benefício a pessoas dos 30 aos 35 anos, no entanto, apesar do reforço orçamental, ainda não será nesta fase. Este abril de 2017 foram debatidas na Assembleia da República várias propostas para “alargar a idade aos 35 anos, podendo estender-se até aos 37 anos”.

Em agosto, o alargamento do programa de arrendamento Porta 65 até aos 35 anos foi promulgado pelo Presidente da República. No caso de um casal, o prazo pode estender-se até aos 37 anos desde que um dos elementos tenha a idade regulamentar – igual ou superior a 18 anos e inferior a 35 anos. Uma alteração que só acontecerá com a entrada em vigor do Orçamento de Estado de 2018.

Veja também: