Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
21 Jun, 2014 - 13:21

Portugal: disparidade nos rendimentos diminui, mas ainda é grande

Margarida Ferreira

A disparidade nos rendimentos torna os países mais longe do modelo ideal, trazendo problemas sociais que se podem agravar com os anos. Portugal recebe agora a boa notícia de que está a conseguir lutar contra esta disparidade.

Portugal: disparidade nos rendimentos diminui, mas ainda é grande

Apesar dos dados serem de 2011, muito antes de se começar a sentir o impacto das últimas e fortes medidas de austeridade, Portugal continua a ser um dos países onde mais se nota a disparidade de rendimentos da população. No entanto, há algumas boas notícias no meio de toda esta análise.

Situando-se atrás da Islândia, Portugal é, entre os países da OCDE, aquele onde se nota a maior descida da disparidade na distribuição de rendimentos, verificada entre 2007 e 2011. Apesar disso, os dados de 2011 indicam que o país continua acima da média considerável.

JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.
Este estudo utiliza o coeficiente de Gini para medir a distância entre os rendimentos recebidos pela população ao longo de toda a curva. Segundo a explicação, há um indicador que varia entre 0 e 1, em que o 0 diz que há uma distribuição completamente equitativa entre todos e em que 1 indica que só uma pessoa tem todo o rendimento.

Estes dados são positivos para Portugal, principalmente por ter sido dos poucos países que contrariou a tendência geral entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mostrando uma certa estabilização da desigualdade nos rendimentos disponíveis. Pode mesmo concluir-se que na Europa Ocidental, Portugal só foi ultrapassado pela Espanha e pelo Reino Unido.



Veja também: