Português ganha prata em concurso mundial de sushi

O chef Miguel Bértolo representou Portugal no concurso mundial de sushi e, na bagagem, regressou com um segundo lugar.

Português ganha prata em concurso mundial de sushi
Numa das mais importantes competições do mundo

A primeira participação portuguesa na World Sushi Cup, uma competição que avalia chefes de cozinha na arte de confecionar sushi, terminou no segundo lugar do pódio. O mérito? É do chef Miguel Bértolo.

Concurso mundial de sushi reconheceu mérito luso

A World Sushi Cup realizou-se em Tóqui, no Japão, entre os dias 22 e 24 de agosto. No primeiro dia, os concorrentes tiveram formação técnica enquanto o segundo foi de formação prática. Foram nestes dois dias que se definiram as regras que os 30 participantes tinham de cumprir para participarem no campeonato… À final, porém, passaram apenas 20 – e entre eles, o chef Miguel Bértolo.

Na final, os concorrentes foram desafiados a abrir peixes e bivalves segundo as normas Eduame Zushi (sushi tradicional). De seguida, tiveram de preparar várias peças de sushi e o respetivo empratamento.

“O segundo lugar nesta competição, conseguido pelo chefe Miguel Bértolo, é o culminar de todo o empenho e dedicação do mesmo durante os treinos intensos. Foi um percurso difícil. No entanto, é com grande satisfação que vemos Portugal no pódio de um torneio onde estão à prova os melhores sushimans a nível mundial”, afirmou Isabel Caeiro, responsável de Comunicação da Makro Portugal, uma das parceiras ajudou o chef português a marcar presença na World Sushi Cup, juntamente com a Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal.

Veja também: