Portugueses voltam a comprar casa

A ligeira retoma económica já se faz sentir em várias áreas, principalmente no sector imobiliário. Os dados noticiados revelam que os portugueses preferem ter casa própria a arrendar.

Portugueses voltam a comprar casa
A procura de casas para comprar aumentou em 2014
  • A pequena melhoria na economia já se reflecte no mercado imobiliário

Esta é talvez a notícia mais inesperada dos últimos anos, mas é mesmo verdade que está a acontecer. Após se ter verificado uma ligeira retoma da economia nos últimos meses, já se começa a verificar que os Portugueses começaram novamente a optar por comprar casa ao invés de alugar

Tradição é tradição e de facto é curioso perceber que, culturalmente, os portugueses são um povo que prefere muito mais ter uma casa própria do que alugar. Os dados hoje noticiados revelam que só no primeiro semestre de 2014, as maiores imobiliárias do país (Remax, Era e Century 21), registaram mais vendas e menos arrendamentos do que no mesmo período do ano passado. 

Compra sobe, arrendamento desce

Em declarações, Luís Lima, presidente da APEMIP, assegura que a procura de casas para comprar está a subir de forma significativa, sendo que “há dois anos e até ao início de 2014, 30% da procura de casas era para comprar e 70% para arrendar, mas agora só 50% das pessoas é que querem arrendamento".

Esta oscilação de mercado já não é nova para as imobiliárias mas, no entanto, todas elas revelam alguma surpresa pelos dados já registados. “À medida que há uma retoma, mesmo que ligeira, a opção das pessoas é comprar, mas a verdade é que pensámos que esta tendência se iria notar daqui a mais algum tempo”.

Espera-se que até ao final deste ano a procura de casas para comprar supere novamente a procura de casas para arrendar.


Veja também: