Poupança a crescer

Num só mês, os depósitos cresceram 16 milhões por dia e as poupanças atingem niveis máximos históricos.

Poupança a crescer

A cada dia que passa, a poupança dos portugueses está a crescer 16 milhões de euros. Note-se que entre Fevereiro e Março foram depositados mais 494 milhões de euros nos bancos.

 

Mesmo com as medidas de austeridade, o agravamento do custo de vida e a grande dificuldade de fazer esticar o orçamento, há um grande sentimento de poupança.

 

Agora foram 16 milhões de euros e se olharmos para o mesmo período do ano passado, entre Fevereiro e Março de 2010, assistiu-se a uma poupança de 10,6 milhões por dia.

 

De acordo com dados do Banco de Portugal, os depósitos atingem o recorde de 120.358 milhões de euros, enquanto entre Janeiro e Fevereiro, os depósitos aumentaram 433 milhões de euros para 119.864 milhões.

 

Ainda neste contexto, verifique-se o resultado do estudo Barómetro Europeu 2011 do Observador Cetelem, que anualmente estuda as tendências e os comportamentos consumistas na Europa.

 

Uma das conclusões é que vão diminuir as famílias que têm como objectivo reduzir despesas. Ao mesmo tempo que não se pretende reduzir despesas, vai haver uma forte vontade de constituir poupança como forma de prevenção, de forma a ser utilizada sempre que houver algum aperto financeiro.