Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
13 Jul, 2014 - 08:30

Preço das casas dispara em Portugal

Margarida Ferreira

Portugal continua a registar aumentos nos preços das casas. Uma tendência que já vem de há algum tempo e que se afasta da tendência da zona euro, onde os preços têm vindo a descer.

Preço das casas dispara em Portugal

O preço das casas já sofreu várias nuances ao longo dos últimos anos, mas esta semana é notícia que os preços das casas voltaram a disparar, enquanto que na zona euro se verifica a situação inversa.

Os dados são da Eurostat, referentes ao primeiro semestre do ano e revelam que o preço das casas na zona euro se situou nos 0,3%, enquanto que em Portugal, o aumento foi significativo, situando-se nos 4 por cento.

Entre os países da zona euro, os dados disponíveis indicam que só existem três países onde se tenha verificado um crescimento dos preços das casas mais elevado que em Portugal: a Estónia com um aumento do preço de 17,5%, a letónia com um aumento de 10,4% e por fim a Irlanda, com 7,8%.

Dados do final do ano

Apesar destes dados serem provisórios, pode concluir-se que no trimestre anterior, o último trimestre do ano, o preço das casas diminuiu na zona euro (0,3%), mas aumentou na União Europeia (0,2%). Nesta altura, Portugal registou um aumento de 1,3%, cumprindo uma vez mais a ideia de que o preço das casas tem sempre registado um aumento, contra todas as vontades.

Veja também: Como obter crédito habitação mais barato