Nuno Margarido
Nuno Margarido
11 Out, 2016 - 09:09

Preço dos combustíveis subiu. E não foi pouco…

Nuno Margarido

O preço dos combustíveis subiu. O gasóleo registou a maior subida em mais de um ano. A gasolina a maior em mais de oito meses…

Preço dos combustíveis subiu. E não foi pouco…

Depois de várias semanas de oscilações ligeiras, o preço dos combustíveis aumentou de forma substancial esta segunda-feira. Enquanto o gasóleo registou a maior subida em mais de um ano, a gasolina a maior em mais de oito meses. O aumento deve-se à subida do custo dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais.

Na semana passada, o preço médio do gasóleo simples situou-se nos 1,141 euros nos postos de abastecimento portugueses, de acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Fazendo as contas, com o aumento de 3 cêntimos, o combustível passa agora para 1,171 euros. Já no caso da gasolina, o aumento foi igual – de 3 cêntimos por litro. Ou seja, o preço da gasolina simples subiu para 1,404 euros.

Ambos os combustíveis registaram fortes subidas numa semana em que o Brent superou a barreira dos 50 dólares por barril, isto é, aproximou-se de máximos de outubro do ano passado. Uma subida que se deve à especulação que o excesso de oferta mundial de “ouro negro” vai diminuir devido à promessa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) de reduzir a produção de petróleo.


Veja também: