Fernanda Silva
Fernanda Silva
04 Mar, 2017 - 15:10

Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce dá 50 mil euros

Fernanda Silva

Incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais, é o objetivo do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce dá 50 mil euros

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce quer estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura infantil e da ilustração em Portugal.

Este Prémio, no valor de 50 mil euros, vai premiar obras originais cuja principal função seja a de estimular o gosto pela leitura nas crianças.

Prémio de Literatura Infantil

O processo de candidatura tem duas fases. A primeira diz respeito ao texto ou ao conto propriamente dito e, a segunda, à ilustração.

Em relação ao texto, as candidaturas estão abertas entre 21 de fevereiro e 21 de abril. O vencedor será anunciado até ao dia 1 de junho (Dia Mundial de Criança) e receberá um valor pecuniário de 25 mil euros.

Os textos têm que ser inéditos e estar escritos em língua portuguesa –  dirigidos a crianças entre os 6 e os 12 anos.

Em relação à ilustração, as candidaturas estarão abertas entre 5 de junho a 4 de agosto, depois de se saber qual o texto vencedor a ser ilustrado. O escolhido será anunciado até ao dia 8 de Setembro e ganhará também25 mil euros.

Como concorrer?

Para se candidatar precisa de ter no mínimo 16 anos, ter nacionalidade portuguesa e residência em Portugal. Os candidatos poderão apresentar mais do que uma candidatura a concurso, devendo contudo enviá-las separadamente.

O Júri será composto por 5 membros, incluindo um representante da Alêtheia Editores, um representante do Grupo Jerónimo Martins e três personalidades de reconhecido mérito.

Os textos e as ilustrações devem ser preferencialmente submetidas online ou enviadas via correio postal para – Rua Actor António Silva, n.º 7, 10º piso, 1649-033 Lisboa – ao cuidado da Organização do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Se preferir entregar pessoalmente nesse local também o pode fazer.

Consulte o Regulamento do Concurso para mais informações.

Veja também:

Artigos Relacionados