Há um prémio de 5 mil euros para o melhor design de livro

O Governo criou um prémio anual de 5 mil euros para galardoar o melhor design de livro. Podem candidatar-se designers, editores ou empresas gráficas.

Há um prémio de 5 mil euros para o melhor design de livro
Também vão ser entregues duas menções honrosas de 1.500 euros

Já foi publicado, em Diário da República, o regulamento do Prémio Design de Livro que vai ser atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

O objetivo deste concurso, criado pelo Governo, é valorizar a criação artística do livro, nomeadamente em áreas de criação tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica, a escolha e emprego de materiais.

O valor do prémio é de cinco mil euros. Depois serão ainda concedidas mais duas menções honrosas de 1.500 euros.

O Prémio terá periodicidade anual e vai ainda selecionar até 20 livros portugueses que serão enviados para a competição internacional Best Book Design From All Over the World, da fundação alemã Stiftung Buchkunst. Estas obras serão expostas nas feiras internacionais de Leipzig e de Frankfurt, e depois passam a integrar o acervo da Biblioteca Nacional Alemã de Leipzig.

As candidaturas estão abertas a designers, editores ou empresas gráficas que podem enviar, no máximo, três obras para concurso. Os livros candidatos a este prémio serão avaliados por um júri de quatro elementos.

Consulte aqui o regulamento e, caso tenha dúvidas, contacte a DGLAB.

Veja também: