Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
23 Jun, 2014 - 17:03

Prepare-se. Os preços dos combustíveis vão subir

Margarida Ferreira

Os portugueses já se tinham habituado a que os preços dos combustíveis estivessem mais calmos, como aconteceu no último ano. Mas as notícias não são as melhores. Prepare-se, porque os preços vão subir.

Prepare-se. Os preços dos combustíveis vão subir

Diz-se em bom português que quando a esmola é de mais, o pobre desconfia. Já há quase um ano que o preço dos combustíveis se mantinha sem grandes oscilações, mas as notícias avançadas ontem não são as melhores. Os combustíveis vão ficar mais caros já a partir de amanhã, depois de já terem sofrido uma ligeira subida de preços na semana passada.

A notícia, avançada pelo DN/Dinheiro Vivo assegura que o preço da gasolina deverá subir dois cêntimos, assim como o do gasóleo. Assim sendo, o preço por litro da gasolina fica em 1,60€ e o do gasóleo a 1,33€. Segundo as previsões, este aumento não vai ficar por aqui, avizinhando-se que todos os combustíveis tenderão a aumentar nos próximos meses.

O que faz aumentar os combustíveis?

Em declarações, o director-geral da Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas revela que o que faz aumentar os combustíveis é essencialmente “a cotação do petróleo que passou de 110 para 115 dólares/barril nas últimas semanas por causa da tensão no Iraque, garante António Costa e Silva, referindo ainda que “quando há uma tensão geopolítica não há racionalidade nos aumentos”. A verdade é que à luz dos especialistas da área, se não existisse o conflito do Iraque, não haveria “razão nenhuma do ponto de vista da oferta e da procura para os preços subirem”.

Veja também: