Sabe quais são os presentes que os portugueses mais vão oferecer?

O vestuário e os brinquedos estão no topo da lista dos presentes que os portugueses mais vão oferecer neste Natal.

Sabe quais são os presentes que os portugueses mais vão oferecer?
Para o Natal deste ano.

Neste Natal, o vestuário (58%) e os brinquedos (49%) ocupam o topo da lista dos presentes que os portugueses mais vão oferecer. Os dados foram recolhidos pelo Observador Cetelem e revelam ainda uma novidade e uma nova tendência em relação a 2015: há mais consumidores com vontade de oferecer produtos culturais (36%) do que perfumes e relógios (34%). Já os locais preferidos para as compras natalícias são os centros comerciais.

A lista de presentes que os portugueses mais vão oferecer neste Natal prossegue com os vouchers de oferta (30%), os artigos de desporto (16%), os cabazes (8%), os telemóveis/smartphones (7%) e o equipamento informático (6%).

Mas nem todos os portugueses demonstram intenções de oferecer presentes neste natal. De um lado surgem os indivíduos entre os 25 e os 34 anos, aqueles que demonstram maior vontade de oferecer presentes (91%). Já portugueses com idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos acabam por ficar no lado oposto (65%). E como foi já foi referido acima, as categorias de vestuário e brinquedos encontram-se no topo da lista para a generalidade das idades, com exceção dos jovens entre os 18 e os 24 anos, que depois do vestuário, elegem os perfumes e relógios.
 
Ainda segundo o estudo realizado, os centros comerciais parecem ser mesmo os locais de “culto” para 78% dos portugueses que realizam compras de Natal. Seguem-se as lojas de comércio tradicional (36%) e os super ou hipermercados (33%). Com menor influência nos presentes que os portugueses mais vão oferecer surgem as grandes superfícies especializadas (9%), as lojas do chinês (9%) e as feiras ou mercados (9%). Apenas 1% dos inquiridos afirmam realizar as compras de Natal na Internet.


Veja também: