Nuno Margarido
Nuno Margarido
05 Dez, 2016 - 11:11

Principais capitais mundiais querem banir carros a gasóleo

Nuno Margarido

Paris, Atenas, Madrid e Cidade do México querem acabar com os carros a gasóleo até 2025.

Principais capitais mundiais querem banir carros a gasóleo

Os carros a gasóleo parecem ser um alvo a abater. Pelo menos até 2025, ano em que deverão deixar de poder circular pelas ruas de várias capitais mundiais como Paris, Atenas, Madrid ou Cidade do México. A decisão foi tomada pelos líderes das quatro cidades durante o encontro bianual de autarcas globais, denominado C40.

A decisão de banir carros a gasóleo vai ao encontro da vontade destes líderes em melhorar a qualidade do ar e reduzir os níveis de gases tóxicos libertados para a atmosfera pelo setor dos transportes. Para além de se comprometerem a retirar de circulação todos os carros, camiões e outros veículos movidos a gasóleo ao longo da próxima década, os autarcas ainda anunciaram alguns incentivos a quem optar por veículos alternativos e campanhas para promover o uso de bicicletas e o recurso a caminhadas.

Pensado estará também um plano global que fomente alternativas de mobilidade e que deverá passar, inclusivamente, pelo estabelecimento de acordos que promovam a troca de veículos, entre os países e os fabricantes de automóveis. Um caminho que deverá ser trilhado por muitas outras capitais mundiais, uma vez que para além das duas capitais europeias, a Alemanha já anunciou que em 2030 vai banir os carros a gasóleo e gasolina.


Veja também: