Produtividade no trabalho afetada por smartphones

Segundo um estudo realizado pelo Kaspersky Lab, a presença de um smartphone pode afetar a produtividade no trabalho.

Produtividade no trabalho afetada por smartphones
Quer trabalhar mais? Distancie-se do seu smartphone.

Os smartphones são tidos como ferramentas imprescindíveis no local de trabalho. Para além de servirem para nos mantermos contactáveis para toda a família e amigos, os smartphones servem também para realizar contactos profissionais, aceder ao e-mail e muito mais. Apesar destes benefícios, um estudo do Kaspersky Lab afirma que a produtividade no trabalho decresce 26% sempre que um smartphone se encontra perto de nós.
 

Quanto mais longe, mais concentrados

O teste realizado pela empresa simulou quatro situações diferentes: smartphone no bolso, em cima da secretária, trancado numa gaveta ou fora do espaço por inteiro. Cumpridas todas essas situações, os investigadores puderam determinar que existe uma relação direta entre a distância dos utilizadores aos smartphones e a capacidade de concentração dos mesmos.

“Em vez de terem acesso permanente aos seus smartphones, a produtividade dos colaboradores de uma empresa pode ser trabalhada se se criar um período de tempo onde estes não são utilizados – ‘smartphone free’. Ou seja, através da implementação de regras para reuniões sem smartphones e sem computadores”, afirmou o diretor-geral da Kaspersky Lab Iberia, Alfonso Ramírez.


Veja também: