Nuno Margarido
Nuno Margarido
15 Set, 2016 - 09:20

Projetos empresariais do Portugal 2020 podem abrir 23 mil vagas de emprego

Nuno Margarido

Cerca de 5000 candidaturas de projetos empresariais aos fundos do Portugal 2020 poderão criar 23 mil postos de trabalho.

Projetos empresariais do Portugal 2020 podem abrir 23 mil vagas de emprego

Os fundos europeus disponibilizados através do Portugal 2020 poderão permitir a abertura de 23 mil postos de trabalho. As vagas deverão surgir já nos próximos tempos após a aprovação, por parte do Governo, de aproximadamente 5000 projetos. 

A estimativa foi apresentada por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestrutura, a quem cabe a tutela da gestão global dos fundos europeus disponíveis através do Portugal 2020. Sabe-se ainda que o impacto nas exportações portuguesas deverá rondar os 6300 milhões de euros.

“Nos projetos já contratualizados, ou que esperamos contratualizar em breve, tem um valor global de 23 mil postos de trabalho ao longo da execução dos projetos. É significativo”, afirmou Pedro Marques, sublinhando ainda que os projetos apresentados possuem “uma componente forte de emprego qualificado”. Segundo as contas apresentadas pelo Executivo, cerca de 1/3 dos 23 mil postos de trabalho representam emprego qualificado, ou seja, cerca de 7500.

Esta informação é baseada nas candidaturas apresentadas ao Portugal 2020, tendo ainda em conta que a criação de emprego é um dos critérios apreciados na avaliação da candidatura. Mas a estimativa do Executivo é de que este valor possa vir a aumentar durante a implementação dos projetos, uma vez que “há uma parcela que pode passar a fundo perdido se criarem ainda mais postos de trabalho”.


Veja também: