Próximo ano traz 25% de desconto nos passes para estudantes

O desconto nos passes para estudantes vai ser alargado a todos os jovens até 23 anos que frequentem o ensino superior.

Próximo ano traz 25% de desconto nos passes para estudantes
Medida proposta no OE 2017.

O próximo ano letivo traz 25% de desconto nos passes para estudantes, até 23 anos, que frequentem o ensino superior. A medida consta na proposta de Orçamento do Estado, apresentada na última sexta-feira por Mário Centeno, onde se pode ler que ao nível da política tarifária de transportes será “estendido o apoio a todos os estudantes de ensino superior com menos de 23 anos, promovendo o acesso universal, sem condição de recurso, ao primeiro escalão do apoio tarifário Sub23”.

A dimensão do desconto ainda não é um tema completamente fechado mas há rumores que apontam para os 25%. A confirmar-se este valor, este apoio significará um encargo de cerca de 1,5 milhões de euros em 2017, já que incidirá apenas sobre quatro meses do próximo ano (de setembro a dezembro). Já em 2018, o encargo pode chegar aos dez milhões de euros, dependendo do número de estudantes que aderirem a estes passes.

Uma proposta que agrada aos partidos que apoiam a Governação. Recorde-se que o PCP foi um dos grandes críticos da suspensão destes descontos, efetivada pelo anterior Governo, e que tanto o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), como o Bloco de Esquerda fizeram propostas este ano no sentido de recuperar a medida.


Veja também: