Quais são os bancos que os clientes menos gostam?

Segundo um estudo da DECO divulgado pelo Jornal i, os portugueses estão queixosos em relação a alguns dos bancos. Saiba quais.

Quais são os bancos que os clientes menos gostam?
O banco Barclays é o que regista mais queixas dos consumidores
  • Há vários factores que influenciam as queixas dos portugueses

O Jornal i divulgou um estudo que revela os bancos dos quais os portugueses mais se queixam. Segundo a Associação de Defesa do Consumidor (DECO), este estudo realizado revela que pelo menos um terço dos inquiridos admite ter tido problemas com o seu banco no último ano. Em notícia pode ler-se que “cerca de um em cada dois participantes no estudo, que envolveu 3.600 clientes bancários, reportou um problema".

Analisando o ranking das queixas, o banco Barclays surge como a entidade que mais queixas teve por parte dos consumidores portugueses. Segundo a DECO, este estudo vai “ao encontro da última Sinopse de Actividades de Supervisão Comportamental, do Banco de Portugal, relativa aos primeiros seis meses do ano, que indica que o Barclays lidera as queixas no crédito à habitação e no crédito em incumprimento”.

Tirando o Barclays, há outros bancos que também merecem as queixas dos portugueses
  • O Santander Totta regista 45% das queixas dos inquiridos;
  • o BBVA 39%;
  • o Millennium BCP está com 38%. 

Face ao último estudo, estes bancos registaram um aumento de conflitos, assim como a Caixa Geral de Depósitos e o Banif que também aparecem na lista do estudo. Na causa desta insatisfação geral podem estar comportamentos por parte dos bancos, tais como o ”aumento de comissões sem aviso, cobrança de valores inesperados, dificuldades em contactar alguém para responder a uma pergunta e insistência para contratar outros produtos são algumas das falhas apontadas aos bancos, provando que, entre estes e os clientes, nem sempre o casamento é feliz”, ressalva a DECO.


Veja também: