Fernanda Silva
Fernanda Silva
15 Mar, 2017 - 10:43

Qualifica com oportunidades de emprego e formação

Fernanda Silva

A Qualifica é a maior Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego do país. Este ano decorre de 16 a 19 de março, na Exponor.

Qualifica com oportunidades de emprego e formação

Durante quatro dias, a Qualifica 2017, uma feira de juventude, emprego, formação e educação, concentrará na Exponor uma vasta oferta para ajudar os jovens a traçar um rumo para o futuro. Haverá seminários e conferências com alguns dos maiores especialistas em ensino, workshops práticos, jogos multimédia e tradicionais, atividades desportivas, passatempos, peças de teatro, concertos e desfiles, entre outros.

Nesta edição, que decorre entre 16 e 19 de março, o mote é “Find your balance”, girando em torno do ponto de equilíbrio entre os benefícios de todas as funcionalidades digitais e os comportamentos viciantes, com conselhos de especialistas para um uso equilibrado das tecnologias, sobretudo no que toca às oportunidades de emprego e formação.

O evento conta ainda com uma forte vertente lúdica e desportiva, prometendo momentos de convívio e competição entre os mais jovens. Por exemplo, a Qualifica vai ter um evento ligado à comunidade do eSports e que engloba os desportos eletrónicos de videojogos, a ExpoGaming.

Vários eventos num só

Na feira estará também o youtuber SirKazzio, um dos nomes mais em voga nos canais digitais. Na área do desporto, vai decorrer um Torneio Ibérico do escalão sub-18 masculino e feminino de basquetebol e ainda concursos de lançamentos para todos os visitantes, um Torneio de 3vs3 e uma concentração de minibasquete. Haverá ainda torneios de 2vs2 de street volley, concentração de minis de voleibol e um concurso de skills, entre outros passatempos.

Na Qualifica haverá mais de 50 jogos de tabuleiros, numa organização do Grupo de Boardgamers do Porto.

Propostas educativas

Na Exponor os cerca de 31 mil jovens esperados terão acesso a propostas educativas inovadoras, que podem ajudar a traçar caminhos para a (re)orientação profissional, e também ofertas de emprego nos mais diversos setores da economia.

Por exemplo, terão acesso à iniciativa “Escola de Excelência”, que vai recriar no recinto uma sala de aula, onde as escolas com programas curriculares diferenciados irão fazer demonstrações práticas de como funcionam os trabalhos letivos nos seus estabelecimentos de ensino.

A Qualifica estará aberta ao público entre 16 e 19 de março. O preço do bilhete é de 3 euros, descendo para dois euros para as visitas de estudo organizadas. A entrada é gratuita para crianças até 12 anos.

A 16 e 17 de março a feira pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h30. Nos dias 18 e 19 o horário de funcionamento é entre as 10h00 e as 19h30.

Veja também:

Artigos Relacionados