Quanto ganhou a selecção portuguesa no Euro 2016?

Descubra como a inédita prestação da equipa Lusitana enriqueceu os cofres da Federação Portuguesa de Futebol.

Quanto ganhou a selecção portuguesa no Euro 2016?
O que rendeu o Campeonato da Europa

A prestação da seleção nacional de futebol no Euro 2016 foi bastante abonatória para a Federação Portuguesa de Futebol. Tanto desportiva como financeiramente. A UEFA premiou todas as equipas que disputaram a competição e claro que Portugal não foi exceção.

O valor das recompensas pelas performances desportivas dos países participantes neste euro foram adaptadas consoante os resultados obtidos por cada um. O apuramento para a fase final deste europeu rendeu 8 Milhões. Dentro da fase de grupos, cada vitória valia 1 milhão e cada empate meio milhão de euros. Depois, o apuramento para os oitavos, daria mais 1,5 milhões. Atingindo os quartos, mais 2,5 milhões. Qualificando-se para as meias, mais 4 milhões. E finalmente, atingindo a final, mais 5 para o vencido e mais 8 milhões para o vencedor.

Contas feitas, em caso de aproveitamento máximo de vitórias, quem levantasse a taça poderia ganhar 27 milhões de euros. Algo que nenhuma equipa seria capaz de tirar partido. Portugal conseguiu 25,5 milhões milhões de euros.

Um bolo que inclui os 8 milhões da qualificação para o Euro 2016, mais os 1,5 milhões dos 3 empates registados na primeira fase e ainda os 16 milhões adquiridos no conjunto de todas etapas da fase a eliminar. Um desfecho que a turma das quinas nunca antes havia alcançado na sua história. Foi desta forma que se escreveu a página mais dourada em termos desportivos do futebol nacional e não só. Este também contribuiu e muito para a saúde financeira de toda a estrutura que está por trás de todo este sucesso. 

De salientar também que cada jogador arrecadou o prémio de 250 mil euros.

Veja também: