Nuno Margarido
Nuno Margarido
23 Out, 2017 - 03:06

Quantos livros podemos ler se renunciarmos às redes sociais?

Nuno Margarido

Sabe quantos livros podemos ler se renunciarmos às redes sociais? Charles Chu afirma serem cerca de mil. Não acredita?

Quantos livros podemos ler se renunciarmos às redes sociais?

Gastamos cada vez mais tempo nas redes sociais. Segundo a agência de marketing Mediakix, os utilizadores regulares do Facebook, do Instagram e até do Messenger gastam à volta de 50 minutos diários nas redes sociais – para além de 40 minutos no YouTube, 25 no Snapchat e apenas um no Twitter. O que é que se podia fazer com esse tempo todo? Segundo Charles Chu, podíamos ler cerca de mil livros.

Não há tempo para ler?

placeholder-1x1

Charles Chu é um dos nomes mais conhecidos do Better Humans, um portal onde são partilhadas histórias sobre o potencial humano. Numa publicação partilhada no Quartz, este utilizador afirma que costuma ler 200 livros por mês com uma boa gestão de tempo. E prova-o através de diversos cálculos.

Em média, um americano lê entre 200 a 400 palavras por minuto. Para alcançar o máximo de livros basta assumir o número máximo dado por Chu: 400 palavras. Um livro tem, em média, cerca de 50 mil palavras… Ora, multiplicando este número por 200 – o número de livros que Chu quer colocar os utilizadores a ler – encontra-se o número de palavras que existem em todos os livros que Chu lê num ano inteiro: 10 milhões de palavras.

Dividindo as 10 milhões de palavras pelas 400 palavras por minuto – e multiplicando este número por 60 -, Chu descobriu que uma pessoa gasta 417 horas a ler 200 livros.

Ora, peguemos nos números que a Mediakix disponibiliza… num ano, uma pessoa gasta 608 horas nas redes sociais e 1642 a ver televisão, o que perfaz um total de 2250 horas. Segundo as contas de Chu, se evitarmos ver televisão e utilizar as redes sociais podemos ler até mil livros por ano.

Veja também: